Se você tem um anseio ou necessidade de um empreendimento a série Arquitetura para sucesso na
construção apresentará a ideia de como iniciar sua próxima obra.

Alguns passos preliminares podem ser seguidos. Com estes passos, você formará seu conteúdo para ter sucesso na construção. Veja a seguir:

1. A ARQUITETURA

  • Imaginar, sentir como quer usar sua nova casa, loja, escritório, etc. Não fazer divisões de compartimentos de forma mecânica, e sim conforme o uso que se pretende, anseios, gostos, necessidade e etc.

 

  • Definições das dimensões dos espaços: o Mais importante é a boa organização do espaço e nem sempre quanto maior melhor. Lembre-se de que o custo do seu futuro empreendimento é proporcional a área definida, cada metro quadrado a mais é um custo a mais.

 

  • Projete sua nova obra visando o melhor resultado, o mais bonito e mais organizado. Concessões por questões de custo se faz depois.
    Se você iniciar pensando muito simples com medo do custo, dificilmente terá uma bela obra.

Mas se iniciar pensando no melhor possível, mesmo com os recuos que se apresentarão como necessários pela questão de custo, sempre teremos o melhor potencial embutido lá no início.

2. O LOCAL DA OBRA

  • Se você já tem o local, volte a ele e repense seu novo empreendimento, e olhe para ele tendo em mente as dicas anteriores.

 

  • Se você não sabe onde vai construir ou reformar, o ideal é seguir as dicas antes da aquisição do local. Nesta procura, várias ofertas surgirão, tendo em mente o que deseja, a definição do local surgirá de forma natural. Está dado o primeiro passo para o sucesso de sua nova construção. A consulta a um arquiteto ajuda nessa escolha.

3. CONSTRUÇÃO NOVA OU REFORMA

Esta não é uma definição fácil, e não é necessário ser definida no início do processo. Primeiro é preciso saber o que se quer, da funcionabilidade e apresentação da arquitetura, e em segundo, as opções de localização. Com estes dois passos dados, surgirão as ideias e ferramentas para decisão entre obra nova ou reforma.

Contas e comparações devem ser feitas e avaliadas com o resultado que cada ideia proporcionará:

Para construção nova:

Valor do Terreno + valor estimativa da obra nova = valor estimado do investimento A.

Para reforma, em uma edificação existente, a edificação pode ser:

Um prédio, uma casa, um apartamento, um escritório ou uma loja.
Valor da edificação existente + valor estimado da reforma = valor estimado do investimento B.

A avaliação a partir deste quadro ajudará na definição:

Valor do investimento “A”  X  Valor do investimento “B”.

Resultado físico do investimento “A” X  Resultado físico do investimento “B”.

 

O Resultado do investimento será abordado com mais detalhes nos próximos textos, resumindo: é a perspectiva de como ficará seu imóvel. 

4. A ESTIMATIVA DE VALOR DO INVESTIMENTO

A estimativa de valor do investimento é outro item que requer atenção especial. A dica aqui é iniciar as pesquisas de valores a serem investidos somente após as etapas anteriores. Fique atento: estimativas generalizadas para qualquer tipo de obra não são confiáveis.

     A estimativa de custo sempre deverá ser feita pela conta:

área x R$/m2. Os R$/m2, são variáveis conforme o tipo de obra.

Estimativas que não levam em conta a área e a tipologia da construção não são confiáveis.

  • Arquitetos com experiência em gerenciamento de obras fazem a estimativa com maior assertividade. Revistas técnicas trazem estimativas de custos de construção, engenheiros e construtores também podem fazer estimativas. Já os empreiteiros de mão-de-obra estimam apenas este quesito, e deve-se complementar com os materiais e serviços que serão necessários.

 

 

Espero ter sido útil a você e a seus projetos. Se tiver interesse ou precisar de informações sobre outros itens, fique atento pois novos posts serão colocados no ar. Ou se preferir, aguardamos seu contato.

Veja também: